Decisões de Negócio
- Está alinhada com nosso propósito, sonho, valores e metas?
- Vai ter impacto na receita ou custos?
- Quantos clientes serão impactados?
- Priorização (analisar backlog, priorização, importância vs urgência, esforço vs resultado. Priorização vem a partir de comparação)
- 5 WHY – pra descobrir exatamente pq precisa fazer.
- RICE – https://blog.intercom.com/rice-simple-prioritization-for-product-managers/
- O que entra no backlog? – https://blog.intercom.com/where-do-product-roadmaps-come-from/
Decisões técnicas
- CAP Theorem – Consistency, Availability, Partition Tolerance
Como Priorizar?
- Que problema quer resolver? (value proposition)
- Para quem resolvemos o problema? (target Market)
- Quão grande é a oportunidade? (Market size)
- Como mediremos o sucesso? (metrics/revenue strategy)
- Quais alternativas existem agora? (competitive landscape)
- Por que somos os melhores ao fazer isso? (our differentiator)
- Por que agora? (Market window)
- Como levaremos este produto para o mercado? (go-to-Market strategy)
- Quais os fatores são críticos para o sucesso? (solution requirements)
- Impacto vs Esforço (matriz 2×2) – https://medium.com/@itamargilad/why-impact-effort-prioritization-doesnt-work-57d141fafc2c
- Dado as perguntas acima, qual recomendação? (go or no-go)